PORTÃO AUTOMÁTICO
 

      Ter um portão automático proporciona conforto e segurança e tem muitas vantagens, a automatização do portão elimina esforço físico, você não toma chuva, não fica exposto a perigos na hora de abrir o portão .

 

1. Deslizante

      O portão automático deslizante funciona movido por um grupo moto-redutor que por meio de uma engrenagem empurra uma régua de cremalheira presa no portão de tal maneira que o portão se move fechando ou abrindo, dependendo do sentido de rotação do motor, que é reversível.
      O portão automatizado deslizante mais simples de se instalar, embora tenha que ficar muito bem alinhado. Este trabalho de alinhamento é criterioso e não sendo feito com rigor pode comprometer toda a vida útil da máquina e por conseguinte do portão.

      Normalmente os portões deslizantes existentes, que não foram preparados para a automatização, são muito pesados, pois não leva em conta o serviço efetuado pelo motor e sim pela mão do homem. Muitas vezes, no início da vida do portão, até que eles funcionam de forma leve, sem muito atrito. Mas à medida que o tempo vai passando, estes portões começam a ficar pesados, comprometendo a vida do motor, da central eletrônica e de todas as peças internas do redutor. Quando o portão é automatizado, o motor adiciona um esforço mecânico, sobre o portão, superior ao esforço exercido pela abertura manual. Se o portão não está preparado para receber esta carga extra nos momentos de abrir e fechar, e numa velocidade constante, ele não resistirá. Começa por queimar a central de comando que é super solicitada com carga extra de corrente elétrica. Termina por destruir os mecanismos do redutor do motor e seu próprio enrolamento elétrico.
      Quando nós vamos automatizar um portão que já funciona há tempo sem automatização, antes de automatizar este portão, fazemos uma revisão completa no mesmo. Se necessário, colocamos nele novos rodízios, novo trilho, guias e batentes. Nesta ocasião, o portão é totalmente alinhado.
      Somente após o portão estar funcionando a contento e de forma leve, o motor é colocado.

2. Basculante

      O portão automático basculante funciona levantando a sua folha fixa por meio de guias laterais e contrapesos movidos por um sistema de cabos de aço e polias. Ao se levantar, a folha do portão automático fica um pouco para dentro e um pouco para fora da garagem, não tomando espaço do veículo lá dentro porque ela avança por cima do carro e não por baixo. Sendo bem feito e balanceado o portão automático basculante é um dispositivo muito resistente, pois ele é erguido por dois contrapesos, um de cada lado do portão, nas colunas laterais. Sendo erguido pelos contrapesos, o portão sobe muito aprumado e sem vibração, os portões basculantes são confeccionados com barra de torção que é elemento estrutural, com

rolamentos nos extremos e em casos de portões muito largos, com rolamento no centro, para apoio.
      Quando o portão automático sobe, puxado pelos cabos de aço, a barra de torção funciona como elementobalanceador do movimento. Cada centímetro elevado de um lado do portão corresponde à mesma elevação do lado oposto, de tal modo que o portão sobe por igual. Nunca sobe torcido e nem com esforços que venham comprometer sua vida útil

 

3. Pivotante

      O portão pivotante funciona sobre pivots, que o sustentam. Muitas vezes estes pivots não são suficientemente fortes para manter o portão no prumo. Em caso de automatização, os portões pivotantes recebem uma carga extra de peso, por causa do peso próprio dos moto-redutores e também pelos esforços mecânicos aplicados ao portão pelo cilindro do grupo moto-redutor durante a abertura ou fechamento. Muitas vezes estas forças adicionais fazem com que o portão se enfraqueça, danificando-se. Por isto, antes de adaptarmos um sistema pivotante

num portão já existente, fazemos uma revisão neste portão, trocando os pivots e reforçando todas as partes móveis ou que vão sofrer pressões. Muitas vezes, é necessário colocar o portão para girar sobre rolamentos, trocando os pivots comuns por pivots que giram em rolamentos. Nem todos os motores suportam os pesados regimes exigidos pelos portões pivotantes.
 
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